Análise a 10 anos de presidência

Numa altura em que o Benfica tem no horizonte, a nível de futebol, apenas a conquista da taça da liga (apesar de alguns mais crentes ainda acreditarem no título), e numa altura em que se levantam muitas vozes contra Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira, começa a existir muito debate sobre quem deverá sair caso se confirme mais uma época em que o Benfica fica apenas pela Taça da Liga.

Não sou admirador de Luís Filipe Vieira, reconheço que fez algumas coisas boas, mas colocando as coisas boas e más numa balança julgo que o prato das coisas más fica mais pesado. Quando mostro o meu desagrado e digo que o Benfica é um fracasso a nível de futebol que é o seu core-business, muitos me dizem:

“O Benfica não é só futebol”;

“Temos um clube moderno, com estádio e centro de estágio”;

“Estamos bem financeiramente”;

“Ganhamos vários títulos nas modalidades”;

Julgo que estas opiniões falham logo no ponto em que “O Benfica não é só futebol”, isto porque, como em qualquer empresa existe um produto/serviço que é o “core-business” da empresa, ou seja, é o que suporta a empresa, o que que dá rendimento. A empresa até pode vender outras coisas, mas se falhar no essencial a empresa não sobrevive.

O “core-business” do Benfica é o futebol, é o futebol que atrai sócios, que atrai investimento, que gera as maiores receitas, e só num futebol em que se ganhe títulos é que isto acontece.

Mas vamos então ao que interessa, vamos analisar os 10 anos de mandato de Luís Filipe Vieira ao nível de títulos no futebol e nas principais modalidades, detalhar os títulos do futebol e o n.º de treinadores, o património existente e as finanças. Isto tudo comparativamente com os nossos rivais.

Fica o seguinte quadro:

Comecemos então a nível geral. No panorama geral, verificamos que, o Sporting tem um total de 21 títulos em 3 modalidades, o Benfica é o seguinte com 37 títulos em 5 modalidades e o Porto domina com 58 títulos em 4 modalidades. Numa análise mais detalhada verificamos que, excluindo o futebol, o Sporting fica com 17 títulos, o Benfica com 30, e o Porto com 40 títulos, sendo que o Sporting em relação ao Benfica não tem duas modalidades e o Porto uma. Podem dizer “somos mais eclécticos”, e realmente aqui neste ponto é uma das coisas que julgo que o LFV esteve bem, que foi reactivar algumas das modalidades no Benfica apesar de os resultados não serem os melhores, excepção feita ao Futsal, mas que tem vindo a ter uma quebra.

Vamos então passar ao futebol, o tal “core-business”, no futebol o Sporting tem um total de 4 títulos conquistados, o Benfica 7 e o Porto 18. É claro o domínio do Porto, sendo que o Benfica apenas descolou do Sporting com a criação da Taça da Liga, prova que é considerada a menos importante e prestigiante do panorama nacional. Tanto Porto e Sporting neste período têm ainda presenças em finais europeias, com conquistas no caso do Porto. Sejamos realistas, 7 títulos para um clube como o Benfica não é pouco, é pouquíssimo, já para não falar em algumas humilhações monumentais que sofremos. Verificamos ainda que em termos de treinadores, Benfica e Porto estão a par com 8 treinadores e que o Sporting lidera com 10 treinadores, sendo que o Porto apesar de bastantes trocas não teve impacto nas conquistas.

Vamos então a novo ponto…as afamadas “estruturas”, ou seja o património. Aqui o Benfica está na frente, já que tem estádio, centro de estágios e pavilhões tudo próprio, o Porto tem estádio e pavilhões próprios e um centro de estágios que pertence à câmara de Gaia mas que é exclusivamente do Porto, e o Sporting tem estádio e centro de estágios, faltando-lhe os pavilhões. O que verificamos é que o argumento de que nós temos estádio e centro de estágio cai por terra, pois os outros também…

Por último, vamos analisar a parte financeira, grande bandeira de LFV e dos seus apoiantes. Quando LFV entrou no Benfica, o Benfica estava bastante afectado e descredibilizado financeiramente. Novo mérito que dou a LFV foi a credibilização financeira do Benfica, mas essa credibilização foi feita à custa do que? Empréstimos, muitos e avultados, de tal forma que actualmente já se pedem empréstimos para pagar os que vencem, e até nas finanças de casa se sabe que isto não é boa prática e que pode levar à bancarrota, já que os juros são cada vez mais altos e a facilidade de crédito já não é o que era…

Isto tudo se traduz em que o Benfica neste momento detém um passivo de 324 milhões de euros, de longe o maior dos três, seguindo-se o Porto com 199,5 e o Porto com 193,6. E este ponto é importantíssimo, tal como referi, o que gera receitas é o futebol (com títulos) e é com receitas que se abate o passivo, se o Benfica não consegue ganhar frequentemente, é claro que não vai gerar receitas suficientes para abater o passivo, e se não abate o passivo mais tarde ou mais cedo estará na posição do Sporting que está a agonizar na esperança de que surja um investidor que injecte dinheiro já que os bancos não estão com condições para isso. Julgo que o Benfica ainda não chegou a esse ponto porque tem receitas bem superiores o que atenua a coisa, mas uma coisa é certa se o Benfica continua sem ganhar o caminho será o mesmo dos nossos vizinhos da segunda circular.

Julgo que é claro que o problema do Benfica não reside nos treinadores, nem nos jogadores, o problema reside em quem está acima. LFV já provou mais do que uma vez que não percebe de futebol mas teima em controlar tudo e já mostrou que não consegue deixar de fazer isso mesmo, o resultado está à vista de todos.

Além disto tudo atrás referenciado, diz-se contra o sistema, mas apoia o braço direito da cara do sistema à presidência da Liga de Clubes e da FPF, dizendo que “sabia o que estava a fazer”, apoiou as listas ao Conselho de Disciplina e ao Conselho de Arbitragem dizendo a mesma coisa e senta-se e confraterniza com um nos maiores financiadores do “sistema”, Joaquim de Oliveira.

Por fim, e pessoalmente (pode existir quem goste), não gosto da liderança que LFV. Uma liderança baseada em demagogia, sem mostrar respeito pelos valores do Benfica, com constantes ataques a quem discorda, e que frequentemente faz lembrar uma ditadura. O último episódio, e que me levou a prometer que o Sr. LFV nunca verá os meus 50 votos, foi a antecipação das eleições do ano passado com o claro objectivo de afastar qualquer oposição que pudesse aparecer, e a alteração dos estatutos de forma ridícula e despropositada, num claro atentado à democracia da qual o Benfica sempre foi exemplo e que era orgulho de todos. LFV matou o associativismo no Benfica, basta olhar para as AG em que quem rema contra a maré habilita-se a ir parar ao Hospital Sta. Maria e LFV manietaram a democracia do Benfica em nome da sua sede de poder, e isso na minha visão e à luz dos valores com que conheci o Benfica é completamente inadmissível e por si só passível de demissão.

Julgo que é tempo de o Sr. LFV admitir que já não consegue mais, mostra-me que estou enganado e que não está agarrado ao poder, e colocar o lugar à disposição para que outro pegue nos destinos do clube e o leve ao próximo nível! Podem vir com a afirmação da praxe “Deves querer lá o Vale e Azevedo!”. Não, não quero! Mas pergunto eu de volta…não existia Benfica antes do Vale e Azevedo? Não ganhávamos títulos (bem mais do que agora) antes do Vale e Azevedo? Não existe Benfica para além de LFV?

E antes de me acusarem de ter memória curta…deixo aqui por recreação a recordação de algumas frases míticas do Sr. LFV e que sustentam a minha teoria de que a liderança dele é baseada em demagogia e sem respeito pela democracia do Benfica:

“Temos a coluna vertebral do futuro campeão europeu” (27/4/2002)

“O Benfica será mais forte que o Real Madrid” 19-04-2003 Entrevista a O JOGO

“Vocês já me conhecem um pouco, não sou homem de protagonismo. Sou um homem discreto.” Entrevista a O JOGO 18/10/2003

“Vamos arrasar pela Europa fora” – LFV em 17-04-05

“Vamos ser campeões, doa a quem doer” – LFV em 04-10-2005

“O Benfica não vai participar na Taça da Liga” – LFV em 19-05-07

“Ninguém terá tanto sucesso em Portugal como o Benfica” – LFV em 28-02-07

“Ainda vamos espantar muita gente”

“Muito em breve seremos demolidores.”

“Simão só sai pela cláusula de rescisão”

“Luís Filipe Vieira não é populista, é popular, o que é bem diferente”. in A Bola

“Nos próximos três anos resolveremos todos os problemas do Benfica. Não faço promessas aos sócios”. Luís Filipe Vieira, in A Bola

“Se não chegar aos 300 mil sócios em 2008 demito-me”

“O título de 2004/2005 não devia ter acontecido”

“Falta-nos conquistar títulos. Posso garantir que este mandato será para fazer obra nisso. Temos serenidade para investir no nosso ‘core business’ e ganhar não um, mas dois ou três campeonatos seguidos” – 26-06-2009, no período de campanha eleitoral

E podia continuar aqui horas e horas…mas fica por aqui. Num próximo post espero mostrar o que gostaria de ver no Benfica a nível de direcção do clube e SAD.

Anúncios

One thought on “Análise a 10 anos de presidência

  1. Pingback: Anónimo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Desabafos De Um Português

"Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas do outro lado."

DjokerSoft

My code may not be the most bug-free in the world, and my techniques may not be the most efficient, but I’m trying my best.

Memória Gloriosa

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

NovoGeraçãoBenfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: