Um Benfica à Benfica

No outro dia coloquei um post onde dizia que era altura de Luís Filipe Vieira dar lugar a outra pessoa, mas julgo que além disso o Benfica necessita de uma estrutura diferente, uma estrutura composta por benfiquistas, sem directores para o futebol e directores desportivos, em que não se sabe muito bem o que cada um faz, com CFO de outros clubes quando no mundo benfiquista existe “n” gestores capazes de servir o clube com tanta ou mais eficácia e acima de tudo com amor ao clube, ou seja, uma estrutura capaz, profissional, em que cada um tem as suas funções bem definidas, e acima de tudo, uma estrutura que transpire Benfica e que traga de volta o verdadeiro Benfica, o Benfica do um por todos e todos por um, uma estrutura que sirva o Benfica e que não se sirva do Benfica!

Esta análise é feita por fases, vou começar pela estrutura do clube e depois a estrutura da SAD. Vou sugerir alguns nomes para algumas posições, mas não para todas, e gostava que houvesse uma participação com sugestões.

Benfica – Clube

Na minha visão das coisas, a estrutura do Benfica (Clube) deverá ser constituída da forma acima ilustrada. Começamos pelo presidente, o presidente do Benfica devia ser a perfeita imagem do que é o Benfica, ao olhar para o presidente do clube deveriam associar automaticamente os valores do clube, a minha sugestão seria alguém como Humberto Coelho. Uma antiga glória do Benfica, presente em grandes momentos da história do Benfica, capitão do Benfica durante vários anos e que, tal como disse anteriormente, transpira Benfica por todos os poros e sabe o que é o verdadeiro Benfica!

O presidente teria dois vice-presidentes, um responsável por todos os assuntos relacionados com os sócios e casas do Benfica, e o outro responsável por todas as modalidades do Benfica excepto o futebol.

Além destes, existiria tal como acontece hoje em dia, um conselho fiscal e uma mesa da assembleia geral.

Para além destes elementos, existiria uma novidade: o Conselho Consultivo. Tal como o nome diz, esta componente teria como objectivo apoiar/aconselhar o Presidente e os Vice-Presidentes em matérias importantes na vida do clube. Vamos então mostrar a estrutura deste Conselho Consultivo.

Benfica – Conselho Consultivo:

O Conselho Consultivo seria constituído por um Presidente, e aqui novamente, deveria ser alguém que transportasse a mística do Benfica consigo e que fosse um símbolo do Benfica. Aqui sugeria, por exemplo, alguém com José Augusto. Mais uma grande glória do Benfica, dos grandes tempos do Benfica e com grande conhecimento do que é o verdadeiro Benfica. Abaixo dele estaria o Comité Desportivo, responsável por aconselhar em temas específicos das várias modalidades e da arbitragem relacionada com o futebol. Por fim, os membros do conselho, um grupo de 20/25 pessoas ligadas ao Benfica, desde antigas glórias, a antigos dirigentes e por fim adeptos do Benfica que sejam referência em determinadas áreas (financeira, jurídica, publicidade, etc.).

Por fim a SAD do Benfica, o motor, o core-business, o que faz o Benfica crescer.

Benfica – SAD:

Então a SAD, o sector que se quer mais profissional e competente já que é o motor de tudo o resto e é onde está inserido o futebol profissional do Benfica, que é o core-business do grupo Benfica. Nos últimos tempos temos visto constantes mudanças nesta estrutura que está afecta ao futebol, ora entra director desportivo, ora sai director desportivo, ora é o presidente que assume tudo, oira já não é, lá volta um DD, depois vem um treinador que quer mandar em tudo e encosta-se o DD, o treinador não se sabe conter e vem um director para o futebol para lhe por travão, mas só em algumas coisas, e no fim disto tudo é a bandalheira total, ninguém sabe o que faz um DD na SAD que não é DD, ninguém sabe para que serve o director para o futebol…uma confusão!

O que eu proponho é uma SAD constituída por um grande gestor como Presidente, benfiquista claro, e que tenha bem o que é necessário fazer para o Benfica crescer, mas sem nunca esquecer os valores do clube. Aqui sugeria alguém como: José Eduardo Moniz, Bagão Felix ou alguém assim do género.

O presidente teria abaixo dele um Vice-Presidente e um Vice-Presidente adjunto que seriam responsáveis pelos vários departamentos ilustrados. Além dos Vice-Presidentes, existiria um Director Desportivo. Este Director Desportivo seria responsável por todo o futebol profissional, scouting e futebol jovem do Benfica, teria completa autonomia para contratar jogadores, dispensar jogadores, renovações, treinadores, equipa médica…o que quer que seja. Seria o responsável máximo pelo futebol, responderia apenas ao Presidente e apenas teria de seguir as directrizes do mesmo no que toca ao orçamento disponível para o futebol. Um nome? Rui Costa, alguém que julgo ter a capacidade para a posição e que é reconhecido por esse mundo fora devido à fama que ganhou enquanto jogador.

Claro que não iriamos deixar esta estrutura fazer o que bem lhe apetecesse sem qualquer supervisão do sócio maioritário da SAD. Então para isso existiria um Conselho de Supervisão, constituído pela direcção do Benfica clube e alguns membros do conselho consultivo, e que teria o dever se supervisionar/aconselhar a SAD do Benfica, e o poder de vetar qualquer decisão tomada pela SAD.

Julgo que esta seria uma boa estrutura para o futuro do Benfica e para o levar a novos voos e de regresso ao Benfica à Benfica que muitos de nós conhecemos, e que anda desaparecido à cerca de 20 anos.

Espero que conte com a participação de quem ler este artigo, com sugestões tanto de pessoas para as várias posições, como também com pontos de melhoria à mesma.

Anúncios

2 thoughts on “Um Benfica à Benfica

  1. Não concordo com esse conselho consultivo. Se as pessoas da secção de andebol, basket, e por aí fora forem competentes, tal não será necessário. Acho que se deveria sim, criar um conselho estratégico para combater as jogadas de bastidores.

  2. Pingback: Anónimo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Desabafos De Um Português

"Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas do outro lado."

DjokerSoft

My code may not be the most bug-free in the world, and my techniques may not be the most efficient, but I’m trying my best.

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

NovoGeraçãoBenfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: