Entrevista de Benfica Anonymous ao grupo “Por Ti Benfica”

Após ter conhecimento deste grupo, e de ler a reportagem que foi feita sobre o mesmo no site relvado.pt, achei que seria útil tentar saber a posição deste mesmo grupo em relação a outros temas relacionados com o Benfica. Sendo assim, entrei em contacto com o grupo e desse contacto saiu esta entrevista que vos transcrevo seguidamente.

Benfica Anonymous: Como nasceu a ideia de criar este grupo?

Por Ti Benfica: Este grupo nasceu da crença que partilhamos de que o Benfica tem de mudar de rumo, tem de ser mais ambicioso e não pode parar. Não se pode ter um clube desta dimensão estagnado durante tanto tempo. Não podíamos ficar parados mais tempo, sob pena de amanhã já ser tarde para o recuperar!

BA: Que balanço fazem a este mandato de Luis Filipe Vieira?

PTB: Referindo-se a pergunta apenas a este mandato, consideramos que o balanço é negativo. Os resultados obtidos naquele que seria, nas palavras de LFV, o mandato desportivo estão à vista de todos. No futebol, a recuperação da hegemonia não passou de uma miragem após o 1º ano do mandato e a isso acrescentaram-se algumas derrotas inexplicáveis um pouco por todas as modalidades. Financeiramente, o clube está longe de ter melhorado, sendo portanto o balanço igualmente negativo nessa vertente.

BA: Até ao momento desta entrevista, o presidente Luís Filipe Vieira ainda não prestou qualquer tipo de declarações sobre a época do Benfica. Apenas fez uma entrevista à Odivelas TV, mas sobre o Odivelas FC. Que vos parece esta situação?

PTB: Desconhecemos quais as intenções da Direcção face a eventuais protocolos ou acordos com o Odivelas. Mas não deixámos de ficar espantados por ver que o presidente, após prolongada ausência nos momentos decisivos da época desportiva, reapareceu para falar de um clube que não o Benfica. Foi mais um momento surreal no histórico deste mandato.

Repare-se que quer a equipa técnica quer os próprios jogadores ficaram nos últimos jogos entregues a si próprios. E claro que a tristeza dos sócios e adeptos acabou por pesar unicamente nos ombros daqueles. Inexplicável o seu silêncio. Imaginam uma situação destas acontecer no rival do Norte?

BA: O contracto dos direitos televisivos, com a Olivedesportos, está prestes a terminar. Qual acham que deveria ser a postura do Benfica em relação a este tema?

PTB: Apesar de, em termos teóricos, sermos totalmente contrários à ideia de nos subjugarmos novamente aos interesses deste grupo mafioso, há que ser realista – não há nenhuma outra empresa em condições de adquirir os direitos televisivos pelos montantes que são falados. O que criticamos, e exigimos que sejam tiradas verdadeiras responsabilidades deste facto, é que ao longo destes anos não tenham sido criadas condições para evitar a dependência da Olivedesportos, que é o verdadeiro FMI do futebol português.

Para além disso, infelizmente nada foi acautelado financeiramente para que o Benfica neste momento possa passar sem os adiantamentos de verbas que a Olivedesportos possibilita. Esta sim, é a questão a debater. Tal como gostaríamos de ver debatida a possibilidade de exploração própria dos direitos televisivos através do “nosso” canal (as aspas não são acidentais, porque chamar nosso à BenficaTv é certamente uma força de expressão) como chegou a ser falado.

Gostariamos ainda de tranquilizar os sócios e adeptos mais ansiosos que o Presidente não faltou ainda ao compromisso de ter a situação resolvida até ao fim do mês de Fevereiro deste ano. De facto, hoje ainda estamos em 102 de Fevereiro…

BA: Um dos temas bastante debatidos na blogosfera é o “desaparecimento” ou afastamento do Rui Costa. Acham correcto esse mesmo afastamento?

PTB: Correcto não foi certamente. Apesar da inexperiência, o Rui Costa é um dos poucos Benfiquistas de toda a estrutura. E não é possível gerir algo tão dependente de emoções sem ter alguém que sinta o clube como qualquer adepto.

Causa-nos porém alguma estranheza todo este silêncio e passividade do Rui Costa. É para todos os Benfiquistas uma referência do clube. Não conhecemos as verdadeiras razões do seu afastamento nem sabemos sequer se se trata de uma opção própria ou se foi forçado a afastar-se. O que sabemos é que aos olhos de todos os Benfiquistas ele acaba por estar a pactuar com a actual situação. Só ele saberá o que se passa e só ele poderá tomar a decisão de prosseguir a sua caminhada silenciosa ou optar por tomar uma posição mais forte que certamente seria bem acolhida pelos sócios. É uma opção dele!

BA: Que balanço fazem a estes 3 anos de Jorge Jesus?

PTB: É difícil fazer um balanço positivo, por muito que haja essa tentação. Mas reconhecemos-lhe valor, e não ficamos indiferentes a isso. A nosso ver, o que faltou, claramente, foi uma estrutura que potenciasse as suas qualidades e minimizasse os seus defeitos.

Os números porém são cruéis e dizem-nos que foi conquistado apenas um campeonato nacional, e sinceramente não são vendas recorde nem Taças da Liga que nos afastam do pensamento de que foi insuficiente. Um clube como o Benfica só pode conhecer uma palavra: ganhar. E isso, mesmo com a melhoria que Jesus trouxe efectivamente ao Benfica, não foi ainda conseguido.

BA: Quando estamos a alguns meses de eleições, outro dos assuntos algo debatido na blogosfera do Benfica é a ultima alteração de estatutos que foi feita, e que obriga os possíveis candidatos a terem pelo menos 25 anos de sócio efectivo para se candidatar. Qual a vossa opinião sobre este assunto?

PTB: Somos muito claros relativamente a esse aspecto – uma candidatura que apareça no horizonte, só contará com o nosso apoio se assumir o compromisso de proceder a uma alteração significativa dos estatutos. Os actuais estatutos são um atentado ao legado democrático do Benfica, que se distinguiu por isso mesmo nos tempos do Estado Novo.

Estes estatutos são uma autêntica vergonha. Tudo aquilo que não passe por uma reformulação dos mesmos, não serve.

BA: Em declarações recentes, o presidente do F.C.Porto afirmou saber da existência de um encontro no hotel Tivoli, onde segundo ele, foi arquitectada uma estratégia de comunicação sobre a temporada do Benfica, e que consistia nas entrevistas de Jorge Jesus, António Carraça e João Gabriel. O que acham destas fugas de informação?

PTB: Não é uma situação nova. Vieira prometeu já várias vezes que ia acabar com os “bufos” que há no Benfica, mas como se constata, nunca o conseguiu. Porventura a política de contratação de pessoas com outras filiações clubísticas será um entrave a esta intenção…

BA: Nestas mesmas entrevistas, foi colocado em causa o “benfiquismo” de quem critica a actual situação do Benfica. Fazendo o vosso grupo parte deste leque, o que tem a dizer?

PTB: É uma táctica primitiva – criar inimigos externos para fortalecer o apoio a determinada pessoa ou causa. Neste caso, os inimigos externos que a Direcção cria são os próprios Benfiquistas, por incrível que isso possa parecer. Num clube que sempre se distinguiu pelo pensamento plural, é indecoroso sugerir que quem critica acções de pessoas do clube, não gosta do clube. O clube é muito maior que as pessoas, e sempre que os sócios entenderem que alguém não está a fazer o seu melhor pelo clube têm não só o direito como o dever de o assinalar.

Se nem os Presidentes que maior glória acrescentaram à nossa história estiveram imunes à crítica, não seria certamente um Presidente tão perdedor como este a ter esse direito. Se não gosta, tem bom remédio… dedique-se à família e aos seus negócios.

Agradeço desde já a disponibilidade demonstrada pelo grupo para a entrevista. Algumas coisas ficaram por perguntar, mas talvez numa próxima oportunidade.

 

E já sabem, se quiserem juntar-se a este grupo no facebook, o link é o seguinte:

http://www.facebook.com/PorTiBenfica

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Desabafos De Um Português

"Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas do outro lado."

DjokerSoft

My code may not be the most bug-free in the world, and my techniques may not be the most efficient, but I’m trying my best.

Memória Gloriosa

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

NovoGeraçãoBenfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: