Aula de Liderança

Este texto foi retirado do grupo Por Ti Benfica, e aconselho a sua leitura.

Para quem diz que LFV é um excelente líder, um grande gestor, leiam o texto e pensem lá um bocado…

AULA DE LIDERANÇA

 

“Em seus estudos, o autor identificou dualidades entre os líderes classificados no nível 5: são modestos, mas determinados; humildes, mas corajosos. A sua ambição, como já colocado, é direccionada para a empresa e não para o seu lado pessoal – o líder excelente sabe que o sucesso pessoal/profissional será resultado do sucesso da organização em que está inserido. É uma consequência e não a meta principal.

O maior objectivo desses líderes excelentes é realmente criar uma organização excelente. Sua grande ambição está voltada para a organização e não para eles mesmos. Os líderes nível 5 também estão extremamente preocupados em formar sucessores. Querem que a organização ganhe, cresça e vença. Querem que ela funcione exactamente dessa maneira vencedora, mesmo estando sobre a liderança de outras pessoas, não necessariamente a dele. Do outro lado, neste estudo feito por Collins, em mais de ¾ das organizações classificadas como “boas” foram encontrados líderes que torcem para que seus sucessores não alcancem os mesmos resultados obtidos por eles.

Os líderes do nível 5 falam muito pouco sobre eles mesmos. Não se colocam em pedestais, ou tentam se tornar heróis. São pessoas simples que produzem resultados extraordinários. Uma liderança excelente não é somente feita de humildade e modéstia. É também feita de uma imensurável determinação para fazer o que tem de ser feito. Estes líderes são guiados por uma alta necessidade de produzir resultados e eles não medem esforços para serem excelentes.

 

Líderes de nível 5 fazem questão de apontar para a sua equipe, de dar o mérito a ela, quando alcançam o sucesso. E quando algo dá errado, eles também não ficam indecisos ao puxar para si toda a responsabilidade. Infelizmente, o mais comum é justamente o contrário: quantas vezes vemos líderes que ao atingir óptimos resultados, pegam todo o crédito para si e, ao deixar de atingir bons resultados, culpam a equipe? Um líder nível 5 faz justamente o contrário.

Como tornar-se um líder excelente?

Jim Collins em seu livro avisa: “eu não sei se para criar uma organização excelente você tem que necessariamente ser um líder excelente, do nível 5. O que tenho são os resultados que chegamos aos estudar empresas excelentes: todas elas tinham líderes do nível 5. Talvez seja coincidência, talvez não”.

 

O autor acredita que existem duas categorias de pessoas: aquelas que não têm o talento para ser um líder do nível 5, e aquelas que têm. Na primeira categoria estão aquelas pessoas que não conseguem abrir mão das suas necessidades pessoais para criar algo maior e mais duradouro do que elas mesmas. Para essas pessoas, trabalho será sempre sobre o que elas ganham: fama, fortuna e poder – e não o que eles constroem, criam e contribuem.

A segunda categoria de pessoas é aquela que tem potencial para se tornar líderes excelentes, basta apenas que estudem, aprendam, desenvolvam, criem e sejam determinadas. Devem buscar melhores resultados, crescimento e liderar para o sucesso da organização. Devem criar e deixar como legado uma cultura, um sistema e sucessores capazes.

E você, em que nível da liderança está? Pense nisso e se você ainda não está no nível 5, mude suas acções, pois o seu trabalho não é somente gerir funcionários. Você é responsável pelo sucesso da sua organização e pela sua excelência.

5 perguntas rápidas para descobrir se você é um líder do nível 5:

1 – Qual é sua maior motivação: ajudar a construir uma organização excelente ou sua própria carreira?

2 – O que você prefere: fama, fortuna e/ou poder? Ou construir, criar e contribuir?

3 – Quando um projecto é um sucesso, você diz ‘eu’ ou ‘nós’?

4 – Quando o projecto é uma fracasso, de quem é a culpa?

5 – Você está servindo de mentor a alguém que vai substitui-lo?”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Desabafos De Um Português

"Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas do outro lado."

DjokerSoft

My code may not be the most bug-free in the world, and my techniques may not be the most efficient, but I’m trying my best.

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

NovoGeraçãoBenfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: