Falência técnica e de ambição

Ontem o Benfica comunicou duas falências: uma técnica (financeira) e outra de ambição (desportiva).

Vamos começar pela última. Gostava de saber que jogo é que viram os jornais e muitos dos benfiquistas ontem…gostava mesmo! É que ouço falar em “empate histórico”, “grande jogo”, “águia adulta”, etc.

Não percebo, sinceramente, não percebo, ontem o que eu vi foi um Benfica sem ambição, a jogar contra uma equipa inexperiente nestas andanças (dito por comentadores escoceses), uma equipa fraca e que joga numa táctica do tempo em que o Jorge Jesus ainda não precisava de fazer madeixas, e no fim toda a gente feliz com o empate…

É impressionante a falta de ambição que anda por este Benfica, um empate fora na Champions seria bom, mas tendo em conta o adversário e a sua qualidade actual, o empate foi uma frustração. Nota mais para Jardel e Matic, Jardel esteve muito bem, e se muitos dizem que o André Almeida fez uma exibição segura, muito podem agradecer ao Jardel que o “safou” por várias vezes. Nota para o meio campo do Benfica em que se vê claramente que está bem mais fraco do que o que estava. Venha de lá agora a Académica, e esse sim, tem de ser para ganhar custe o que custar.

Vamos agora à falência técnica…

O Benfica apresentou ontem o R&C do 1º Semestre e que é o relatório final da época 2011/2012, o Benfica apresenta um prejuízo de 11,6 milhões de euros e capitais próprios negativos no valor de 14,1 milhões de euros, isto tem um nome: falência técnica.

O Benfica fechou o exercício da época 2011/2012 em falência técnica, isto numa época em que vendeu Coentrão por 30 milhões de euros e em que fizemos uma carreira na champions das melhores dos últimos anos, ou seja mesmo assim apresentámos resultados negativos.

Percebem agora a necessidade de vender Javi e Witsel? O Benfica vendeu estes dois jogadores por necessidade, necessidade de tapar o buraco. Onde está o tão aclamado “milagre financeiro”, onde anda o Domingos Soares de Oliveira que dizia que um Benfica com presenças regulares na Champions não precisava de vender jogadores?

O Benfica tem vendido muito bem? Tem sim senhor, têm sido feitas grandes vendas nos últimos 2/3 anos, mas então deixo uma pergunta. Para onde está a ser canalizado todo esse dinheiro? É que o passivo não para de aumentar…

A 30.06.2010 era de 370.855 milhões de euros, a 30.06.2011 aumentou para 379.629 milhões de euros (+ 9 milhões que no ano anterior) e em 30.06.2012 saltou para os 426.076 milhões de euros (+46.5 milhões de euros)

Enquanto no que toca ao activo o mesmo tem aumentado mas não na mesma ordem, em 2010 era de 378.294 milhões de euros, em 2011 era de 382.079 milhões de euros (+ 4 milhões que no ano anterior) e em 2012 é de 411.921 milhões de euros (+ 30 milhões de euros).

Ou seja, nos últimos 3 anos o passivo tem aumentado significativamente mais que o activo…o que leva a situações de falência técnica mais recorrentes a não ser que em vez de um jogador por ano se vendam dois, ou mais. Escusado será dizer o impacto desportivo (que é isso que o Benfica ainda é ao contrário do que muitos parecem julgar, um clube desportivo) poderá ter.

Se o Benfica tem de vender constantemente os melhores para equilibrar as contas, e agora nem chega vender apenas um, tem de ser 2 por época, ou mais, não podemos esperar que se mantenha uma equipa competitiva, capaz de fazer campanhas na Champions como o ano passado e de lutar por todas as competições internas. Assim sendo, podemos entrar aqui num ciclo perigoso, pois menos rendimento desportivo faz com que os jogadores não se valorizem tanto o que faz que os valores das vendas não sejam tão altos. Se incluirmos o período de crise que afecta toda a Europa e que foi notório neste mercado de Verão, as vendas vão ser ainda mais difíceis…

É que nem todos os anos o Jorge Mendes conseguirá “sacar” um negócio com um clube como o Zenit, para safar o Benfica e as suas finanças debilitadas.

Julgo que é tempo de alguém aparecer, e que traga uma estratégia para inverter isto! Que a meu ver passa por um corte drástico nos custos de pessoal (encurtar o leque de atletas sob contrato – perto de 80), e por reduzir as compras de jogadores que ninguém sabe para que servem e que muitos passam o contrato todo sem quase vestir a camisola do clube.

Será que não existe por ai ninguém com capacidade de se candidatar e que possa dar um novo rumo ao Benfica?

Se não aparecer ninguém nestas eleições, é a “morte” dos notáveis que tem aparecido nos últimos anos, porque se em 2009 tiveram a desculpa das eleições antecipadas e que encurtou em muito qualquer preparação de alternativa, nestas eleições isso não se coloca. Ou seja, quem não aparecer ou é porque não lhe interessa mudar o Benfica onde realmente o pode fazer, ou e porque está de acordo com esta gestão. Qualquer dos casos leva a que percam toda e qualquer credibilidade de criticar no futuro.

Avancem! Cá estaremos para ajudar no que for necessário!

 

P.S: Em Agosto o Blog “O Belo Voar da Águia” fez uma previsão das contas que agora foram apresentadas, e colocaram em causa análises mais pessimistas de outras pessoas. Resultado? Uma enorme falha…

Conclusão da tal previsão:

Conclusão.

A verificar-se que a SAD, mesmo sem nenhuma outra venda importante alem do Fábio, consegue uma exploração com beneficio, tratar-se-á (veremos dentro de algumas semanas) de uma das mais significantes Vitórias do Benfica e do Benfiquismo neste milénio, especialmente porque obtida naquele que, assim o esperamos, foi o período mais depressivo da atual crise económica.”

O positivo desta previsão traduziu-se num resultado negativo de quase 12 Milhões de euros!

Anúncios

3 thoughts on “Falência técnica e de ambição

  1. Não percebes porque tu vês um bocado mal … eu estou-me a borrifar para equipas atrevidas e atacantes que o Benfica colocou em Champions anteriores, e que depois sobravam sempre para a Liga Europa …

    Felizmente há mais pessoas a pensar como eu. O problema do Benfica é um problema de falta de cultura dos adeptos que defendem o ataque, e esquemas de ataque que NINGUÉM utiliza … o famoso 4-4-2 em losango ou clássico, e que resultou na anedótica participação na Liga Europa com Quique Flores, que ainda hoje nos impede de estarmos no pote 1 …

    E como seria tudo diferente estando no pote 1 .. não era?

    • Mantenho o que disse, o Benfica ontem perdeu dois pontos. E não precisava de ser uma equipa muito atacante para ganhar o jogo, precisava era de ter mais ambição do que a que teve, e que foi perto de zero. Espero que estes dois pontos não sejam decisivos nas contas finais

  2. Teve pouca ambição? O Benfica teve 8 remates à baliza, o Celtic apenas 5. Quem teve pouca ambição? O Celtic que jogava em casa! As estatísticas mostram que mentes com quantos dentes tens na boca!

    Ah e tal os remates não mostram nada! Mentira! Mostram muito, mostram vontade de marcar, isto é, ambição de ganhar!

    No tempo do Eusébio, Coluna e do Humberto Coelho, essas grandes equipas cheias de ambição e de categoria, comeram apenas 3 batatas, duas vezes! Essas é que eram grandes equipas cheias de ambição e de grandes treinadores!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Desabafos De Um Português

"Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas do outro lado."

DjokerSoft

My code may not be the most bug-free in the world, and my techniques may not be the most efficient, but I’m trying my best.

Memória Gloriosa

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

NovoGeraçãoBenfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: