Pinóquio e Geppetto

“Pinóquio (em italiano Pinocchio) é uma personagem de ficção cuja primeira aparição deu-se em 1883, no romance As aventuras de Pinóquio escrita por Carlo Collodi, e que desde então teve inúmeras adaptações. Esculpido a partir do tronco de um árvore por um entalhador chamado Geppetto numa pequena aldeia italiana, Pinóquio nasceu como um boneco de madeira, mas que sonhava em ser um menino de verdade. O nome Pinocchio é uma palavra típica do italiano falado na Toscana e significa pinhão (em italiano padrão seria pinolo).”

Hoje falo-vos de um personagem em tudo semelhante ao Pinóquio, que como ele, foi “feito” pelo pai Geppetto e que, pelos vistos, também tem um impulso para ser mentiroso. Só não lhe aumenta é o nariz…talvez lhe aumente outra parte do corpo.

Esta pessoa parece que ontem disse as seguintes coisas:

  • Que ninguém viu Luís Filipe Vieira a sair escoltado por seguranças;
  • Que existiram pessoas a fazerem-se de sócios no dia da Assembleia Geral para poderem votar contra;
  • Que os sócios que votaram contra, estavam instrumentalizados.

É vergonhoso que este Pinóquio, a mando do papá Geppetto, venha para a TV dizer estas alarvidades. Ainda para mais quando é jornalista e deveria ter a inteligência e seriedade de verificar se tais factos eram correctos.

Vamos lá mostra a este Pinóquio que mentir é feio:

  • Que ninguém viu Luís Filipe Vieira a sair escoltado por seguranças:

Concordo com ele, mas acrescentava um “quase”. Quase ninguém viu LFV a sair escoltado por seguranças, assim como também quase ninguém viu esses mesmos seguranças dentro do pavilhão, como quase ninguém viu esses mesmos seguranças a fazer essa mesma protecção, na Assembleia antes desta, a de aprovação do orçamento. E QUASE ninguém viu porque? Porque só viu quem lá esteve no pavilhão, quem é SÓCIO e teve o “trabalho” de ir à assembleia geral.

Eu estive lá e vi tanto nesta como na outra AG, o senhor presidente a ser “escoltado”/protegido pelos tais seguranças privados, que são nada mais nada menos do que a secção de boxe do clube, e que inclusive aparecem numa das fotografias que foram tiradas pelos jornalistas à saída de LFV da AG. Acho que é fácil de detectar…

  • Que existiram pessoas a fazerem-se de sócios no dia da Assembleia Geral para poderem votar contra:

Esta mentira é digna de ir para um livro…como é que este Pinóquio tem a lata de dizer isto? Hummm…provavelmente porque não conhece os estatutos do clube e não viu a convocatória da Assembleia Geral. É que se tivesse a preocupação de ler qualquer dos documentos atrás descritos, saberia que, apenas sócios com UM ano de antiguidade à data das AG podem votar, todos os outros apenas podem assistir à AG. Fica aqui a transcrição, para o Pinóquio ler:

Artigo 51º dos Estatutos do Sport Lisboa e Benfica:

“1. A Assembleia Geral é constituída pelos sócios efectivos e correspondentes commais de um ano de filiação associativa cabendo-lhes, em todas as votações salvo expressa indicação estatutária, o seguinte número de votos:

a) Sócios com mais de um ano de filiação associativa e até cinco anos – Um Voto;

b) Sócios com mais de cinco anos de filiação associativa e até dez anos – Cinco Votos;

c) Sócios com mais de dez anos de filiação associativa e até vinte e cinco anos – Vinte Votos;

2. Aos sócios efectivos com mais de vinte cinco anos de filiação associativa são atribuídos Cinquenta Votos.

3. O número de votos atribuídos aos sócios, nos termos dos números anteriores, releva também para efeitos de requerimentos, pedidos de convocação de assembleias-gerais, propositura de candidaturas e referendos.”

Excerto da convocatória da Assembleia Geral:

“A participação e o exercício do direito de voto na Assembleia Geral deverão observar os requisitos estabelecidos na lei e nos Estatutos, sendo admitidos a presenciar os trabalhos todos aqueles que tenham sido admitidos como associados até à data da publicação desta convocatória, mesmo os que não tenham direito de voto, devendo todos os associados apresentar o cartão de sócio, devidamente actualizado, com o comprovativo do pagamento da quota de, pelo menos, o mês de Julho de 2012 (inclusive).”

  •  Que os sócios que votaram contra, estavam instrumentalizados:

Lamento desiludir o Sr. Pinóquio, mas felizmente as pessoas que lá estavam a votar contra ainda tem uma cabeça e um cérebro para pensar por si. Quem lá esteve dentro do pavilhão, os sócios, viram bem que a maioria que votou contra era constituída por sócios de todos os quadrantes sociais e dos mais variados escalões etários, mas claro, 500 daquelas 600 pessoas no pavilhão estavam todas instrumentalizadas…se estes estavam instrumentalizados, o que dizer do Sr. Pinóquio que vai para um programa de TV dizer as mentiras descritas atrás? Não estará ele também instrumentalizado? Ou deverei dizer “marionetenado”? É que uma pessoa que afirma que não é sócio e depois diz estas alarvidades/mentiras sobre uma AG e sobre sócios do clube, só pode estar instrumentalizado, ou então é burro e mente com quantos dentes tem na boca.

O que é um facto, é que esta AG e este chumbo das contas, deixou muita gente alarmada e com medo de perderem os “tachinhos” e “tachões”. Lamentamos por vos ter desiludido ao pensarem que os descontentes eram só 10 ou 20 “garotos” de um grupo muito específico…acontece que quem esteve no pavilhão percebeu que é bem mais do que isso, e que como disse, estavam pessoas de vários extractos sociais e de várias camadas etárias, mostrando que nem todos estão a dormir e nem todos vão na canção do bandido.

Mas como é óbvio lá veio a “guarda pretoriana” em defesa do seu líder, com mentiras, suspeitas, etc, tudo para descredibilizar esta Assembleia Geral e o seu resultado.

Recordo que um chumbo semelhante aconteceu no tempo de Manuel Damásio, e o que fez o mesmo? Colocou o lugar à disposição! O que fez este senhor presidente, que dizem que não está agarrado ao poder? Mal saem os resultados, foge dos sócios, muito chateado porque não levou a dele avante, e iniciou logo uma campanha de ser o coitadinho, o injustiçado…porque foi insultado, porque houve berraria, etc. E foi já a pensar num cenário destes que ele e os do costume, alteraram os estatutos para que não seja obrigatório apresentar as contas novamente…é que ao segundo chumbo, os antigos estatutos obrigavam a uma demissão da direcção…

Mas sabem uma coisa? Tirando o petardo (cena que lamento), tudo o que se passou nesta AG, passou-se na anterior de aprovação do orçamento. Qual a diferença? É que na anterior, o resultado foi o que o presidente queria, a aprovação do orçamento. Nesta como já não foi assim, veio fazer-se de vítima. Porque é que não dizem também que na última os tais seguranças privados até fizeram um cordão à saída do presidente? Ai também ninguém deve ter visto…

Por  isso ao Sr. Pinóquio, digo-lhe, que se faça sócio e que vá à AG! Assim poderá relatar as coisas com o que vê e não com o que o Geppetto lhe diz para dizer! Hoje à noute teremos mais um episódio desta campanha de “culto do líder” com Rui Gomes da Silva…é tudo tão previsível!

 

Fora do tema do post: Parabéns à equipa de futebol pela vitória em Paços, apesar de a exibição não ter sido a melhor, e que tem sido hábito nos últimos jogos, infelizmente. Espero que amanhã a atitude seja outra, e de certeza vai ser, porque do outro lado está o todo-poderoso Barcelona e porque é um jogo da Champions. O meu coração de benfiquista deseja um grande “show de bola” e uma vitória do Benfica, a minha cabeça diz-me que um empate já será bom, contar aquela que é a melhor equipa de futebol do mundo na actualidade. Eles tem Messi? Nós temos Deus Aimar! Que Aimar dos ajude…

Anúncios

6 thoughts on “Pinóquio e Geppetto

    • Comecei a ver o programa e a minha indignação foi total. E de tal maneira, que deixei de ver para não me irritar mais. Mas ainda escrevi um e.mail mas veio devolvido…
      Este Gobern, que eu achava com coluna direita, afinal também já vergou perante o peso… dele e do Rei Sol!

  1. Concordo em tudo o que foi dito, até porque estive presente nas 2 últimas assembleias e quem lá esteve viu bem o que se passou.
    A diferença é que esta última além de ter mais sócios presentes, foi também mais mediatizada e depois é todo aquele “show de bola” que conhecemos. Lamento a atitude do Sr. Pinóquio ainda para mais quando não esteve presente e fala sobre o que não sabe e acrescento sou sócio há mais de 15 anos e não estou instrumentalizado, estou sim preocupado com o rumo da instituição Benfica e com a falta de coerência e saber estar do Sr. Luis Filipe Vieira perante os seus associados, os primeiros a quem ele deve explicações bem como ouvi-los nas assembleias.
    BENFICA SEMPRE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Desabafos De Um Português

"Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas do outro lado."

DjokerSoft

My code may not be the most bug-free in the world, and my techniques may not be the most efficient, but I’m trying my best.

Memória Gloriosa

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

NovoGeraçãoBenfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: