Época 2012/2013: Uma mão cheia de nada (mais uma…)

Ontem foi o ponto final na época 2012/2013, e aquilo que nós e muitos outros preveram veio novamente a concretizar-se (estou a ponderar mudar de profissão para vidente), mais um ano, mais uma época ao nível das últimas, ou seja, a zero…

A diferença este ano é que o “melão” foi maior do que nas outras épocas.

O Benfica perdeu, perdeu não, o Benfica deu um campeonato, mais uma vez, de mão beijada por incompetência. Porque tem um presidente que no jogo com o Estoril em vez de estar em Portugal com a equipa e ao intervalo poder ir “puxar” as orelhas aos jogadores pela exibição mediocre perante 65 mil benfiquistas, estava no Brasil a beber caipirinhas e a tratar dos seus negócios pessoais e para os quais se aproveitou da projecção que o Benfica lhe deu; Perdemos novamente o campeonato, no Porto, porque temos um treinador que com um resultado que lhe quase garantia a conquista do campeonato, em vez de mandar a equipa guardar a bola e recuar, manda a equipa subir no terreno para ser apanhada facilmente em contra-ataque;

A Liga Europa, foi a meu ver o único caso à parte, em que perdemos por azar, apesar de ter sido mais um erro defensivo do Benfica;

A Taça da Liga perdemos, porque mais uma vez, o senhor treinador decidiu inventar e meter uma equipa a jogar que não lembra ao diabo…

E por fim, a Taça de Portugal, perdemos porque mais uma vez o treinador quando claramente se via que mais tarde ou mais cedo o Guimarães marcava, tal o maravilhoso jogo que o Benfica estava a fazer, o treinador decide tirar um dos ponta de lança e meter um médio, a defender o resultado…isto contra uma equipa (com muito respeito que tenha pelo Guimarães, que mereceu, e muito, a taça) que teve ordenados em atraso, que tem um orçamento ínfimo em relação ao Benfica e que ficou em nono lugar no campeonato.

A juntar a isto, vemos, na final da Liga Europa e na final de ontem, dois jogadores distintos a apontarem o dedo à mesma pessoa…o que me leva a crer que algo se passa ali e que o treinador não tem mão no balneário e os jogadores não lhe tem respeito, muito provavelmente devido à sua já “famosa” relação com os jogadores exponenciada por quatro anos no clube…

Mas as culpas não são só do treinador, e caso se verifiquem os rumores de que JJ estará a caminho do Porto, vamos ver como isso é verdade. É que lá, ele não fará metade das asneiras que fez no Benfica, porque? Porque lá terá alguém que quando isso existir lhe baterá nas costas e lhe dirá “Meu amigo, é aqui que acaba a tua teimosia e se sobrepõem os interesses do clube…”, ou seja não terá rédea solta para insistir nos Emersons e Robertos desta vida, nem para dizer baboseiras como “O importante é estar nas decisões” e “Tomara eu fazer para o ano uma época igual”…até pode fazer igualzinha, mas longe do Benfica!

No outro dia fiz um post com os últimos 30 anos do Benfica, e prometi actualizar, pois bem a actualização está feita e vou colocar novamente os gráficos, sendo os mesmos, Títulos por presidente, Títulos por treinador, Média de títulos por época de presidentes, Média de títulos por época de treinadores, e Títulos por década.

Volto a referir que apenas consta dos dados, titulos que são comparáveis, ou seja não estão no estudo a taça da liga, a taça das taças e a taça de honra de Lisboa.

Os 30 anos referem-se a uma primeira década em que tinhamos um clube estável e no final da década já em crise, a década seguinte em crise e a ultima que é a saída da crise e a estabilidade novamente alcançada.

(Cliquem nas imagens para aumentar)

Títulos por presidente

Titulos_Pres

Títulos por treinador

Titulos_Trein

Média por presidente

Media_Pres

Média por treinador

Media_Trein

Títulos por década

Titulos_decada

O primeiro facto é que nenhum treinador esteve tanto tempo seguido no Benfica como Jorge Jesus, como é conhecido, nenhum outro Presidente esteve tanto tempo ao comando do Benfica como Luís Filipe Vieira e nunca houve tanto investimento no futebol como actualmente. Ou seja, nunca houve tanta estabilidade e investimento na história do Benfica, uma história com mais de 100 anos. E o que é facto e que fica demonstrado é que face à estabilidade/investimento nunca se ganhou tão pouco.

No que toca a treinadores, Jorge Jesus está entre os piores, a meu ver, e face ao investimento e plantel à disposição é de longe o pior…então quando o comparam com Ericsson, só pode ser uma piada de mau gosto, basta olhar para a diferença.

No que toca a presidentes, vemos também que pior que Vieira só Vilarinho, Vale e Azevedo e Vilarinho…e só isto bastaria para se ver como é mau este presidente e esta estrutura em termos desportivos…recuperaram o clube em termos de credibilidade? Sim senhor, é bem verdade. Deram-lhe infraestruturas? Deram sim senhor. Recuperaram o clube financeiramente? Muito discutível…basta olhar ao passivo galopante e a necessidade de emprestimos e vendas significativas constantes. Recuperaram o clube em termos deportivos? Não! Falharam redondamente e continuam a falhar! Esta estrutura e este presidente em termos desportivos não dá mais…o Porto teve a melhor década de sempre, com este senhor como presidente do Benfica, conseguiu que o Benfica de cada vez que joga com o Porto pareça aqueles cães assustados que metem o rabo entre as pernas, etc…

Onde estava ele ontem no fim do jogo, quando deveria pedir desculpa por esta época da treta? Não se sabe, assim como desconfio, que não se saberá dele durante os próximos meses. Mas a ver se quando vencemos o maritimo (quando a magnifica estrutura pensou que o campeonato estava garantido, basta para isso ver o timing ridiculo daquela conferencia de imprensa), lá veio o senhor todo pomposo para a Benfica TV dar mais uma entrevista a agarrar-se ao sucesso efémero de quem ainda não tinha ganho nada e falar em finais de Champions em 2014…um homem que ganha tão pouco como este senhor, tem a distinta lata de vir falar de finais de Champions? Minha nossa senhora, o que irá na cabeça daqueles senhores…

Na última década, e em comparação com a PIOR, a PIOR década do clube, temos apenas mais uma supertaça e um campeonato!

Esta época foi só apenas mais uma prova de como os chamados “abutres”, os tais 17%, aqueles que o sr. presidente na tomada de posse teve a distinta educação de mandar para o caralho, tiveram razão e vão continuar a ter enquanto nada mudar. Porque temos uma estrutura perdedora e um treinador perdedor, mas que para eles o que importa é estar nas decisões…basta para isso ver as declarações de dois destintos elementos da nossa direcção:

“A época foi perfeita, fizemos a emissão obrigacionista de que precisávamos, vendemos como nunca a marca do clube, valorizámos jogadores, vendemos os jogadores necessários sem prejudicar muito a equipa, foi um sucesso. A única coisa que faltou foi mandar o povo para o Marquês!”

“O Benfica afirmou-se com uma boa época, tanto no plano nacional como internacional. Mas o futebol nem sempre é justo. Foi uma boa época, estou orgulhoso do Benfica. Recuperou-se o prestígio internacional e isso é das coisas mais importantes que se pode ter”

É este o Benfica que temos e com o qual a maioria dos adeptos concorda. O 2º lugar já é bom, qualquer dia dizem que o importante é participar, tal como diz qualquer reformado que vá atravessar a ponte na meia maratona de Lisboa…

Depois claro, esses mesmos adeptos, qual avestruz a enfiar a cabeça na terra, em vez de olharem e reflectirem o que está mal, culpam o que é externo…é o azar, é os árbitros, é tudo. Tipicamente português diga-se de passagem.

E ainda há aqueles que dizem que há anos que não davamos tanta luta ao Porto e que já não ficamos a 10-20 pontos do Porto…mais uma mentira que contada muitas vezes esperam que se torne verdade. Época 2010/2011, 21 pontos de diferença, época 2011/2012, 6 pontos de diferença…

Fazem-me lembrar a banda do Titanic, que apesar do barco estar a afundar a grande velocidade, continuam a tocar como gente grande, a tentarem entreter ou distrair os passageiros,  e a pensarem que é assim que o barco vai deixar de ir ao fundo…

Mais uma vez a única coisa que LFV e a sua escumalha ganha é eleições, porque o resto já se viu que não dá para mais…mas para o ano é que é! Tal como no passado, e se assim não for, será para o outro ou para o seguinte!

Uma coisa é ponto acente, se o Benfica quer voltar a ser vencedor não é com o actual estado das coisas, e não é com os personagens do costume. Algo terá de mudar!

E como vi ontem um amigo dizer: “O Benfica não merece os adeptos que têm. E muitos adeptos merecem o Benfica que têem .”

Muito se escreverá e muito se analisará. Para mim é simples…Vieria`há muito tempo que deveria ter saído, mas foi eleito para mais 4 anos e por isso, pouco ou nada há a fazer, Jorge Jesus terá de sair, pois não tem margem de manobra. E para mim ia buscar um destes dois senhores:

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Desabafos De Um Português

"Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas do outro lado."

DjokerSoft

My code may not be the most bug-free in the world, and my techniques may not be the most efficient, but I’m trying my best.

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

NovoGeraçãoBenfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: