O ressuscitar ou as melhoras da morte?

Ontem foi dia do primeiro jogo na Luz. Depois do ritual habitual, das bifanas e imperiais antes do jogo, lá vamos nós. Mas ontem foi estranho, as expectativas, os sonhos, aquela esperança, não estavam presentes. Talvez fruto do final da época passada, mais a pré-temporada e início desta, o entusiasmo com este Benfica anda pelas ruas da amargura.

Na primeira parte, o que retive, foi um festival de golos falhados (quantas vezes me veio Cardozo ao pensamento), perante um adversário que se limitou a defender, sem criar um ataque digno desse nome. Mas com a crescente ineficácia do Benfica, notava-se e já era esperado, que as bancadas também elas ficassem “nervosas”. Dias antes já tinha comentado com amigos, que ou o Benfica marcava cedo, ou o caldo poderia entornar. Mas mesmo assim, os incansáveis adeptos não pararam de apoiar, aliás convém dizer que a falta de confiança que muitos falam, não sei qual será a origem, porque de falta de apoio não se podem queixar.

No intervalo do jogo, tinha a noção que o Benfica mais tarde ou mais cedo marcaria, perante uma equipa que mostrava que vinha jogar para o ponto.

Mas na 2ª parte tudo mudou, a equipa entrou em campo amorfa, a fazer lembrar os piores jogos da pré temporada e a primeira parte do jogo com o Marítimo. E de repente eis que tudo desaba, um erro de Max (longe da sua melhor forma), golo do Gil no primeiro ou segundo remate à baliza que fizeram, e mais um golo sofrido pelo Benfica.

A partir desse momento, o estádio mais parecia estar na visita a um paciente que está nas últimas horas/minutos de vida. Tudo calado, excepto uma parte do estádio, os que aqueles que gostam de apoiar na internet apelidam de “ayatollahs”, “petardeiros”, “abutres”, “vândalos”, etc.
Pois é, mas não fossem eles, e após o golo do Gil até daria para ouvir os jogadores a falarem uns com os outros.

Jorge Jesus decide mexer na equipa e finalmente tira de campo Rodrigo, Salvio e Gaitan, para colocar os 3 sérvios: Markovic, Djuricic e Sulejmani. Isto numa altura que o Benfica apesar de estar a perder e em casa, parecia que estava a ganhar, pois a equipa recuou como se estivesse a defender o resultado.

A substituição de Gaitan, não percebi, pois estava a ser dos mais “inconformados” da equipa, e por exemplo Enzo estava completamente de “rastos” e perante um Gil que já só se limitava novamente a defender, e com 1-0 para os forasteiros, não percebi porque não aliviar o meio campo e reforçar o ataque, mas JJ lá saberá o que faz.

O que é facto é que os Sérvios mudaram o jogo, especialmente o miúdo de 19 anos de nome Markovic. Está ali craque, espero é que não aconteça como a Rodrigo, que tal como Markovic prometia muito, deixou-nos muita água na boca, e desde que se lesionou na Rússia, nunca mais se viu o mesmo Rodrigo. Ontem foi um belo exemplo disso.

Com os sérvios o Benfica começou a recuperar o seu fluxo atacante, e nos já nossos conhecidos descontos, conseguiu dar a volta ao jogo, a fazer relembrar um Benfica-Marítimo em que Coentrão também nos descontos levou os adeptos à loucura. Apesar de mais tarde esse “ressuscitar” para a possibilidade do campeonato, foi de pouca duração.

Hoje, mais a frio, noto que as fragilidades demonstradas durante a pré-época e nos primeiros jogos oficiais, continuam lá todas:

A ineficácia atacante. O Benfica está ainda habituado a jogar como se a sua referência atacante lá estivesse, e como não está, ao chegar perto da área, não se remata, começam os passes e mais passes que depois se tornam inconsequentes.

O meio campo permeável. Contra uma equipa que mal atacou, é desesperante ver que em saídas para contra ataque, da equipa adversária, o meio-campo do Benfica não funciona. São clareiras enormes, que permitem aos jogadores adversários cavalgar em direcção à defesa do Benfica, sem qualquer oposição, até chegarem à parede Matic. Mas Matic não chega para todas as encomendas, e contra equipas mais fortes isso vai-se notar ainda mais, tal como já se notou em outros anos. A equipa do Benfica é facilmente apanhada em contra pé…

A baliza. Artur ontem teve pouco trabalho, mas houve um momento chave, sinal da sua actual insegurança. Dois cantos seguidos em que Artur falha a saída dos postes de forma inadmissível e que poderiam ter dado em golo.

Ontem o resultado foi claramente melhor que a exibição, especialmente pela segunda parte do Benfica, e agora resta saber se o resultado de ontem vai ser usado como alavanca para o futuro ou não. Será que o resultado de ontem foi o ressuscitar do Benfica, ou apenas as melhoras da morte, de uma morte que anda a ser anunciada já desde a pré-época?

O que me preocupa, é que por exemplo ontem, jogou a equipa do ano passado mais os reforços, mas terá sido o último ou o penúltimo jogo em que isso aconteceu. O Benfica terá de vender, e as saídas devem estar para breve. E isso preocupa-me, especialmente se quem sair for Matic, Garay ou Salvio. Já para não falar em Cardozo, em que jogo após jogo se sente a sua falta.

Alvalade será a prova. O Benfica vai a Alvalade, proibido de perder pontos e com o objectivo de finalmente dizer “presente” na luta pelo campeonato. O Sporting sem tanta pressão, especialmente porque está 3 pontos à frente e ninguém os dava (dá?) como candidatos ao campeonato. Com uma equipa recém-nascida, o jogo de sábado servirá também para claramente se afirmarem como um candidato ao titulo, ou mostrarem que as duas vitórias foram apenas sorte de principiante.

Veremos quem sairá por cima em Alvalade, mas um resultado que não a vitória, não servirá ao Benfica pois pode significar o retorno à instabilidade e um prematuro adeus ao campeonato. Espero que a vitória de ontem tenha servido como um “wake up call” para a equipa do Benfica, o seu treinador e os seus dirigentes.

Como vi alguém a dizer por ai no facebook: “Só o futuro dirá se o minuto 92 voltou a ser novamente um momento de azar para nós”

P.S: Uma palavra para o capitão Luisão. Mais respeito por quem lhe paga o ordenado, e por quem já era do Benfica ainda ele andava aos pontapés a uma bola de trapos no Brasil. Se não gosta dos adeptos que o clube tem, tem bom remédio…

Anúncios

16 thoughts on “O ressuscitar ou as melhoras da morte?

  1. Ficaste triste não foi? Assim já não podes apenas dizer mal…pelo meio lá tens que engolir o sapo da vitoria!!!! Mas mesmo assim ainda conseguiste vir aqui envenenar um bocadinho para o jogo dos lagartos!!!

    Só um burro não percebe que uma equipa que tem 10 remates certeiros conta 1 do adeversário não so merece ganhar como tem dominio total do jogo!

    É obvio que preferias perder mas para teu infortunio ganhou o BENFICA!

    Por muito triste que isso te deixe para a semana comemos lagarto frito!

    Rumo ao 33!

    • Ohh sua aventesma, nunca, mas nunca na vida vou querer que o Benfica perca um jogo. Daí a dizer que ontem foi uma exibição de sonho, vai uma larga distancia.

      Já desde a pré-época que a equipa não está bem e isso é notório, que exista malta que quer tapar o sol com a peneira estão no seu direito. Mas ontem foi contra o Gil, uma equipa fraca. Se a equipa não começar a trabalhar melhor o sofrimento não vai ser com os Gil desta vida, vai ser na Champions e com as equipas mais fortes do campeonato. Ontem valeu sobretudo pelo resultado.

  2. HUMMMM…..duvido….mas se vais antes não fosses pois pela contra informação que fazes para com o Benfica não fazes lá grande falta!

    Volto a recordar-te que tivessemos 10 remates enquadrados com a baliza e se isso para ti é uma exibição fraca então o melhor é fazeres-te socio do Barcelona que joga uma liga em que os jogadores do outro lado são pinos! Acabámos a primeira parte com 73% de posse o que demonstra bem que a equipa trabalhou! Agora é obvio que há jogadores que não estão a render tanto o que nem é de espantar pois o campeonato começou há 2 jogos e as cargas do JJ na pré epoca notam-se todos os anos!

    Aqui em PT as equipas trancam-se de tal maneira que muitas vezes e preciso mais do que astucia para ganhar um jogo! Isso ou vestir de azul…pk ai a astucia pouco interesse tem!

    Para o Benfica os jogos são todos dificeis e ainda bem! O sabor da vitoria é outro!

    Para a semana faz outro post a dizer mal do Benfica quando formos jogar contra os verdes….mas faz antes do jogo porque depois não vais poder!

    Benfica Sempre!

    • O mesmo vale para si. Não o vi andar por ai a pairar depois do jogo com o Maritimo. Quanto ao jogo com o Sporting, se a equipa tiver a sua atitude de “basófia” arrisca-se a descer à terra rapidamente.

      Humildade nunca vez mal a ninguém

      • Meu caro deixei-lhe há uns meses atrás um aviso de que trataria de vir cá ao seu blog sempre que sentisse que estava a vomitar coisas acerca do Benfica apenas para criar contra informação! Dai que a seguir ao jogo contra o Maritimo não tenha comentado os seus posts! As criticas que fez á equipa tiveram a sua razão de ser como tal esteve nos eu direito de as fazer!

        Noutros casos como o que aqui está em questão em que claramente nada tem a ver com paixão ao meu clube então é obvio que não lhe darei a hipotese de o fazer sem nada ouvir!

        Ataque quem quiser! Não ataque o Benfica!

        Se acha a minha atitude de bazofia eu acho a sua de submissão! Submissão ao mau! Submissão á derrota! Submissão a outra coisas que pouco têm a ver com futebol…mas muito têm a ver com negocio 😉 Nos sabemos do que falo!

        Sou do Benfica meu amigo! E como sou do Benfica acredito sempre na vitória! E acredito ainda mais quando se trata de uma equipa que há varios anos a fio não nos ganha! E muito mas mesmo muitos foram em jogos em que nem um golo nos fizeram!

        Portanto espero que a equipa uso da minha “basófia” para cagar de alto para conversas como a sua que mais nao servem para baixar a moral de um grupo de campeões que fruto do azar não trouxeram para casa os titulos pelos quais bravamente lutaram!

        Que as glorias antigas que frequentam o balneario lhes passem essa ideia!

        Que não é basófia sentir que o Benfica ganhar sempre! Porque é melhor!

        Há uns anos no Benfica vivia-se um lema que provavelmente desconheçe, portanto vão dar-lho a conheçer:

        “O Benfica nunca perde! Às vezes não ganha!”

        Espero que seja capaz de perceber o seu significado!

        Se não sabe…lamento por si!

        Benfica! Benfica! Benfica!

      • Não percebo a história do negócio, secalhar é melhor esclarecer-me, porque não percebo. Pelo menos para eu me rir um bocado

        Em relação ao jogo de ontem, você tem a sua opinião, eu tenho a minha que é, a frio, só se aproveitou o resultado. A ineficácia/inconsequência faz parte do jogo, e se uma equipa é ineficaz por alguma razão será, e não é azar.

        Quanto ao jogo com o Sporting, lembro-me bem que a ultima vez que lá fomos a pensar que era garantido, saimos de lá a ver o titulo por um canudo.

        O Benfica tem mais que capacidade, e obrigação, de ganhar ao Sporting. Mas repito, com basófias e faltas de humildade o caminho fica mais complicado.

        Quanto à minha conversa deitar abaixo, reforço, a internet não é mais que desabafos, e se os meus posts e de outros blogs deitam a baixo a moral dos jogadores, então estamos bem pior do que eu pensava.

        O apoio é importante é nos estádios onde o Benfica joga, e nesses, estou presente e a apoiar. Não tiro lenços brancos nem saio 15 minutos antes do jogo terminar, como vi muita gente fazer, não só ontem mas como em outras alturas. E de falta de apoio esta equipa não se pode queixar.

  3. Quanto aos negócios digo apenas duas coisas!
    29 de Março de 2012! Reconheçe esta data?…..
    26 Outubro 2012! É esta reconheçe?….
    E a vergonhosa campanha que aconteceu no seu blog entre estas datas? Reconheçe?….pois…

    Que me diga que fomos ineficazes no jogo de ontem até aceito! Que me diga que não fizemos o que conseguimos para ganhar o jogo e que o Benfica não é um justissimo vencedor e que tudo fez (ao contrario do Gil) para ganhar o jogo já não admito!

    Mas acima de tudo o que me mete mais nojo é que voçe não faz apreciações aos jogos do Benfica! Procura é neles formas de critica! E mais parvo que isso é procurar criar casos onde ou não existem ou estão a resolver-se! Neste caso não só nunca existiu um verdadeiro problema com o plantel como a resposta está ai para toda a gente ver!

    Agendas escondidas metem-me nojo! Não é de benfiquista! E isso nunca poderei suportar!

    Há 3 ou 4 palermas que andam pelos blog’s a vomitar formas de acabar com a direcção, com o treinador, com meia equipa, etc etc etc e se quiser até lhe digo os nomes com que escrevem! Depois há todos os outros que emitem opiniões boas e más! Pessoas normais….Benfiquistas!

    Infelizmente não o vejo comportar-se dessa forma!

    Lenço-lhe aqui o desafio (que aceita se quiser) de me indicar 3 posts seus de todos os que já fez no seu blog em que não exista nada a ser criticado! Em que apenas existam elogios a algo do ou no Benfica!

    • Simples. Museu, BenficaTV, Renovação da Benfica TV em termos de pessoal.

      Acontece que o senhor como muitos outros imaginam agendas escondidas em tudo. A criação do blog já lhe disse “n” vezes a altura que foi. Quanto à postura do blog em Outubro, foi de apoio a um dos candidatos, e assumimos frontalmente.

      A partir dai volto a dizer, critico o que acho que devo criticar, o que acho que está bem não faço referência, pois se está bem nada há a dizer. E elogio aquilo que deve ser elogiado, como os 3 casos que lhe dei.

      Mas continue com a sua ideia de que por trás deste blog está uma imensa “rede” de interesses, que sempre dá para me rir de tempos a tempos.

      A mim pouco me interessa quem está na direcção, até pode ser o Manuel das Iscas, desde que o Benfica ganhe, e não veja coisas “estranhas” no Benfica.

      Se nós quisessemos “destabilizar” como diz, facilmente contava aqui algumas coisas e colocava aqui “provas” em como actualmente existem coisas mal no Benfica e que se a equipa não começar rapidamente a ganhar consecutivamente podem começar a rebentar algumas “bombas”. Mas prefiro ficar caladinho porque isso não iria contribuir em nada para o sucesso do Benfica. O que não aconteceria, se realmente tivesse alguma agenda escondida. Mas quem fala daquilo que não sabe é assim…pensa que sabe muito, mas sabe muito pouco.

      • Tem a certeza que sei pouco? Se calhar não sei assim tão pouco 🙂 perca um bocadinho de tempo e veja quais são os blog’s onde eu emito opinião…talvez perceba que se calhar não é bem assim como diz!

        Quanto aos temas que enunciou meta-me lá aqui os link’s dos posts para eu ver se são apenas elogios! É que como deve calcular visito o seu blog diariamente e nesses temas houve criticas em todos! Todos! mas meta lá aqui o link que irei voltar a le-los com todo o gosto!

        “Acontece que o senhor como muitos outros imaginam agendas escondidas em tudo. A criação do blog já lhe disse “n” vezes a altura que foi. Quanto à postura do blog em Outubro, foi de apoio a um dos candidatos, e assumimos frontalmente.”

        Ai afinal apoiou um dos candidátos??? E assumiu isso com frontalidade??? Onde??? É que pelo menos para mim é a primeira vez que o leio escrever isso….

        Portanto o meu amigo cria um blog para apioar um determinado candidato e nesse blog limita-se a enumerar o que está errado no clube porque “critico o que acho que devo criticar, o que acho que está bem não faço referência, pois se está bem nada há a dizer.” e acha que isso não é uma agenda escondida? É lá agora!!!!

        E eu é que sou o parvo que não sei de nada não é 🙂 E acredite que sei mais 🙂

        “A mim pouco me interessa quem está na direcção, até pode ser o Manuel das Iscas, desde que o Benfica ganhe, e não veja coisas “estranhas” no Benfica. ” – É mentira e ambos sabemos disso! Ganharia bem mais se não estivessem lá os que lá estão e se estivessem lá os ….outros! Aqueles que querendo lá estar não conseguem! porque não podem!

        Quando um “Benfiquista” diz que não fala das coisas boas porque se estão bem não vale a pena falar…

        Vá dar banho ao cão! Deve ter poucas dores de espinha deve…

      • Nao tenho dores de espinha nenhumas. Ja lhe disse que se tivesse agendas escondidas falaria aqui de outras coisas. E eu criei o blog em Março, ainda nem se falavam de eleições. E em Outubro apoiei aí sim um dos candidatos, e existem posts em que assumo isso sem problema nenhum, assim como assumo que nao gosto do actual presidente, mas nunca colocarei isso acima do Benfica. Nunca! Mas se continuar com essas insinuações de que tenho agendas escondidas gostava que o provasse. Se fosse o meu objectivo destabilizar ja disse que publicava aqui algumas coisas que secalhar essas sim destabilizariam a serio.

        Por isso se continuar a insinuar coisas que são FALSAS, repito, FALSAS, vou ter de fazer aquilo que nao faço mesmo a quem me insulta, que e proibi-lo de a vir. Porque uma coisa e insultar-me e com a má educação dos outros vivo eu bem, agora dizerem que ando aqui a mando de alguém e que tenho interesses, alto e para o baile. Até porque provavelmente seria mais fácil fazer parte daqueles que andam por aí pagos para defender tudo e mais alguma coisa do que se passa no Benfica e fazer o papel de SIS do Benfica

  4. Oh meu caro! Fique descansado pois foi a ultima vez que escrevi no seu blog! Já cheguei onde quis portanto estou satisfeito!

    Boa sorte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Desabafos De Um Português

"Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas do outro lado."

DjokerSoft

My code may not be the most bug-free in the world, and my techniques may not be the most efficient, but I’m trying my best.

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

NovoGeraçãoBenfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: