Uma equipa que é o espelho do clube

Tentei não escrever a quente sobre a derrota de Paris, foi lamentável a imagem que o Benfica passou na noite de 4ª feira. Não fosse o PSG respeitar o Benfica e ter entrado em modo de “descanso” após o terceiro golo, e o cenário poderia ter sido bem mais negro.

O resultado não me surpreendeu, e não me surpreendeu porque só quem anda desatento ou quem anda a dormir é que não esperava isto depois de todos os sinais que vem sendo dados, desde a final da Taça de Portugal com o Guimarães. A equipa na noite de 4ª feira foi o espelho do estado actual em que o Benfica se encontra, e que aparentemente, apenas o presidente e os seus comparças não conseguem ver. Se não vejamos:

Equipa:

A partida, e olhando para o plantel do Benfica, do qual ninguém saiu relativamente ao ano passado e ainda foi reforçado, seria de esperar que no mínimo o Benfica apresentasse o rendimento do ano passado. Mas nada mais errado, o que vemos é jogadores desanimados, sem vontade, sem força, e que parece que estão a fazer um frete em cada jogo que enfrentam.

Treinador:

O treinador é o ponto de ignição de toda esta situação. Jorge Jesus, após quatro anos em que apenas ganhou 1 campeonato e 3 taças da liga, e depois da época carregada de desaires que foi o ano passado, não deveria ter renovado. Mas o presidente foi teimoso, e contra tudo e todos, até o bom-senso, renovou por 2 anos com um treinador que tinha o ciclo esgotado e ainda por cima a ganhar o mesmo…o resultado está à vista. Vemos um treinador sob pressão, que parece estar completamente desorientado, que se refugia em desculpas que não cabem na cabeça de ninguém, e continua a ser arrogante quando não tem razões para isso.

Em relação as estes dois pontos o que cada vez mais me parece, é aquilo que dissemos há uns meses, o plantel ou a maioria dele, não está com Jesus, e o resultado está à vista.

Adeptos:

Com tudo isto, até os adeptos andam sem motivação e cada vez estão mais afastados da equipa e do estádio, basta ver as miseráveis assistências deste ano onde até Porto e Sporting estão à nossa frente em média de espectadores. E com a dificuldade da equipa do Benfica se afirmar e com a notória separação adeptos/treinador (que já existia desde o final da época passada, e que nós também alertámos que era demasiado grande para ser recuperada e que a renovação só o agravaria), o cenário será cada vez pior, com impacto directo nas finanças do clube.

Direcção:

A direcção parece viver numa ilha, pelo menos o seu presidente. Com todos os sinais de que o ciclo de Jesus tinha terminado, renovou com o mesmo, e ainda hoje é um mistério o que o levou a fazer isso. Com os adeptos afastados da equipa e quando era necessário “chamar” os adeptos, pratica-se uma politica de preços completamente descabida. Quando a equipa não convence e muito menos joga bem, vem dar entrevistas a dizer que um dos objectivos da época é chegar à final da champions, e que temos o melhor plantel dos ultimos 30 anos quando nem internamente ganhamos. E ainda tem o desplante de dizer que como responsável máximo do clube, não pode ser responsabilizado pelo “core-business” do clube, ou seja, o futebol. E estas declarações não são inocentes…

Aqui a grande questão é que a direcção não percebeu que um fim de época como o do ano passado deixa marcas profundas e raramente recuperáveis mantendo tudo na mesma. Para a direcção, que só olha ao negócio e aos euros, a época passada foi espectacular, mas para os adeptos deixa marcas bastante profundas, e ninguém percebeu isso porque, ou não quiseram, ou não percebem de futebol, e não falem do Bayern, porque são realidades incomparáveis. Vejam é o que aconteceu, por exemplo, ao Sporting após aquela famosa época em que perderam tudo e que a meu ver foi ai que se iniciou o total descalabro do Sporting do qual só estão a recuperar hoje, quando existiu uma total mudança de orientação no clube.

O que é facto é que este cenário já era expectável, houve quem disesse que eram os velhos do restelo a falar, que faziamos bem em renovar com o JJ, que os adeptos não estavam divididos quanto à renovação, que eram tudo más linguas e conversa de abutre, mas infelizmente tudo era demasiado previsível, e tudo se tornou realidade.

Resta saber o que acontecerá agora se a equipa não recuperar, e se o benfiquistas ainda se lembram de quem é que renovou com o JJ há 3 meses contra tudo e todos. Esperemos que isso não seja necessário e que o Benfica começe a sua recuperação já este Domingo.

Advertisements

2 thoughts on “Uma equipa que é o espelho do clube

  1. Caríssimo,

    Conhecer como conhecemos o Vieira, não haverá mudanças ou, caso haja algumas, serão insignificantes para uma mudança, necessária, de rumo. Mesmo critico de Jesus, defendi a permanência de Jesus até à maturidade do contrato. Porém, critiquei a sua renovação, uma vez que, perder três titulos/trofeus em uma semana é pesadíssimo para os jogadores. Ha jogadores, que estão como o jesus ha 3-4 anos, o que faz mossa emocionalmente e psicologicamente aos jogadores. Necessitava-se sangue novo, mentalidades diferentes, novos planos de treino, etc. Defendo, que no banco deveria haver alguém com a mística do benfica mas com poder para “puxar as orelhas” aos jogadores, se necessário.

    Assim, Caso o benfica não ganhe este jogo ( serão 7/8 pontos à 7 jornada) Jesus é despedido. Temos que ver que ainda iremos jogar com o Porto e Braga. Direi, que o benfica, caso nao ganhe o campeonato e n chegue aos quartos na champions, terá que fazer um ajustamento brusco às suas finanças. Nao vejo um curto-prazo risonho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Desabafos De Um Português

"Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas do outro lado."

DjokerSoft

My code may not be the most bug-free in the world, and my techniques may not be the most efficient, but I’m trying my best.

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

NovoGeraçãoBenfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d bloggers like this: