Entrevista a Rui Gomes da Silva

Numa parceria com a página “Por Ti Benfica” temos o prazer de vos trazer uma entrevista ao Dr. Rui Gomes da Silva, membro actual da direcção do Sport Lisboa e Benfica (Clube) e comentador no programa “Dia Seguinte” da SIC.

Esperamos no futuro fazer mais entrevistas do género, desde que exista disponibilidade, e vontade das pessoas que vamos querer entrevistar. Desde já fica o nosso agradecimento ao Dr. Rui Gomes da Silva que desde o primeiro momento se mostrou disponível para responder às nossas questões.

Uma chamada de atenção, esta entrevista foi dada por Rui Gomes da Silva, sócio n.º 3144 e é publicada na integra, tal como nos foi facultada.

No nosso caso (Benfica Anonymous) deixaremos os comentários a esta entrevista, para os outros blogs, pois julgamos que não faltará blogs a comentarem a mesma.

ÉPOCA 2012/2013

Por Ti Benfica e Benfica Anonymous –  A época passada poderia ter entrado na história do Sport Lisboa e Benfica caso confirmássemos a conquista dos três títulos em que estivemos envolvidos até à última. A seu ver o que falhou para não atingirmos esses objectivos?

Rui Gomes da Silva – Cada um dos títulos – dos três que poderíamos ter conquistado – foram perdidos por razões diversas.

Porque – como o Presidente Luis Filipe Vieira costuma dizer, e bem – ” não fomos competentes num deles, porque, noutro, disputamos uma final europeia que “merecíamos” ganhar, e – o ultimo – por um cansaço psicológico expectável face ao que se tinha sucedido nos, então, últimos 15 dias.

No Benfica não pode haver vitórias morais; devemos, por isso, fazer tudo para que tal não se repita….

PtB e BA – Afirmou, recentemente, no programa Dia Seguinte que “temos de dar todas as condições ao treinador, para ele pôr o Benfica a jogar bem e a ganhar títulos”. Quer isto dizer que, na sua opinião, Jorge Jesus não conseguiu, na época passada, conquistar os títulos que disputou por falta de condições dadas pela direcção?

RGS – Antes pelo contrário….

Este “… temos de….” deve ser interpretado como “… continuaremos a …”!

Ou seja, o Benfica de hoje, dá condições a quem lá trabalha para que possamos ganhar sempre…

ARBITRAGEM

PtB e BA – Fala constantemente do Apito Dourado/Apito Final, de erros de arbitragem contra o SLB, de o facto de uma equipa ter a vida facilitada no campeonato por ter vários ex-jogadores como treinadores de outros clubes (disse mesmo que se calhar em Portugal deveria existir uma investigação sobre resultados combinados). Não sente que alguma vez terá de chegar o momento em que terá de falar do que o Benfica faz menos bem, dos erros cometidos em momentos cruciais de campeonatos e não sempre procurar motivos externos?

RGS – Não só acho, como, nos últimos tempos, o tenho referido…

Mas que isso não invalide o escândalo que foi (será ainda???) o Apito Dourado, nem as vezes repetidas (infelizmente, de forma sucessiva, em mais este início de época) que o Benfica é objectivamente prejudicado e os nossos concorrentes directos objectivamente beneficiados.

O facto de nem sempre sermos “felizes”, em termos de ” jogo jogado”, não invalida nem deve fazer com que desculpemos erros que nos têm prejudicado.

Porque, com esses erros, mesmo marcando, algumas vezes não ganhamos, enquanto outros, quando não conseguem marcar de acordo com as regras do jogo, têm sempre alguém que “inventa” um pênalti providencial… ou desculpa uma falta “de bradar aos céus” ou um fora de jogo “escandaloso”.

Momentos menos felizes, durante uma época, todos os têm…

Só que uns – nesses momentos – são ajudados e o Benfica é sistematicamente prejudicado …

PtB e BA – Em Itália, já mais que uma vez, a justiça italiana puniu vários clubes por corrupção e por combinação de resultados. O que é que acha que falhou no Apito Dourado para não acontecer a mesma coisa?

RGS – Desde logo, a lei, que permitiu, que o que todos ouvimos e conhecemos, não pudesse ser tido em conta nos tribunais…

Depois, a falta de vontade de muitos – por coacção, chantagem, medo, ou outro qualquer motivo – de levar por diante o que a consciência, a ética e a moral de (quase) todos exigia …

PtB e BA – Concorda que o Benfica apoie primeiro para a Liga e depois para a FPF, uma pessoa que aparece nas escutas do apito dourado e que era um dos braços direitos de Pinto da Costa?

RGS – Compreendo a vossa questão, mas, sabendo o que sei hoje, o problema, de facto, não reside no Presidente da Federação…

Poderemos simplificar a questão e – com toda a legitimidade, de quem o faz – invocar esse argumento… que é apelativo – por ser directo – para resolver um problema que não passa por aí …

Mas respeito quem pensa desse modo….

PtB e BA – Por diversas vezes o Benfica se queixou publicamente das actuações do árbitro Pedro Proença, sendo dito inclusivamente, que o mesmo devia pedir para não apitar jogos do Benfica. Mas há umas semanas o mesmo foi ao Seixal dar uma “lição” aos nossos jogadores. Será que não é um pouco contraditório? Porque não pediu o Benfica outro árbitro?

RGS – Não estou, hoje, na estrutura da SAD, pelo que não conheço se a indicação foi “imposta” ou “pedida”.

Mas o que eu quero é que “o melhor árbitro português” (no dizer da comunicação social), apite os jogos do Benfica sem se sentir constrangido pelo seu (diz-se) amor clubístico.

Se essa acção de formação contribuir para não prejudicar mais o Benfica – como objectivamente aconteceu no passado – tanto melhor …..

PtB e BA – Na época passada foi dito que não se comentaria arbitragens, mas após o jogo com o Marítimo foi dada uma conferência sobre arbitragem e que muitos consideraram que foi fora de tempo, e que depois com a derrota no campeonato, houve quem afirmasse que a mesma serviu apenas para motivar os nossos adversários e que enfraqueceu a imagem do Benfica. Julga que na altura o timing foi o correcto?

RGS – Não participei nessa decisão, mas presumo que a razão foi desmascarar a campanha de desinformação que se montou, a seguir ao jogo do Sporting, contra o Benfica.

Se – para citar mais uma vez o Presidente – tivéssemos sido “competentes”, estaríamos, ainda hoje, a tecer loas e elogios a essa conferência de imprensa.

Acertar no totobola à segunda-feira … é fácil ….

JORGE JESUS E A RENOVAÇÃO

PtB e BA – Publicamente deu a entender que não seria a favor da renovação de Jorge Jesus, afirmando que na primeira caiam todos, na segunda cai quem quer, e que na terceira cai quem é burro, e após a derrota com o Marítimo afirmou que estava farto de nota artística e queria ganhar. Qual acha que deveriam ser os objectivos mínimos para que Jorge Jesus cumpra os 2 anos de contrato?

RGS – Sempre defendi que um clube da dimensão do Benfica não pode viver de “chicotadas psicológicas”…

E tanto o acho que, em toda a História do Benfica, do que conheço, só numa dessas situações, o Benfica ganhou o campeonato: em 67/68…

Quem decide – como decidiu esta vez – pesou, com toda a certeza, os prós e os contras de tal opção ….

E se a tomou é porque a considerou a melhor para o Benfica…. devendo defender com convicção e empenho essa escolha!

Não sou membro da SAD desde a época passada, mas quero acreditar que … “seremos felizes com Jorge Jesus”…

Digo mais: como todos os sócios, adeptos e simpatizantes do Benfica, nem admito outra hipótese que não seja ganhar em 2013/2014!

E, diga-se, em abono da verdade, que essa me pareceu – então – a opção largamente maioritária entre os que me deram a conhecer a sua opinião pelas redes sociais que “frequento”.

Mas nesta como noutras questões da vida, quando se assume uma opção, é para ser levada a sério!

PtB e BA – O Presidente, na sua recente entrevista, disse que a decisão de manter Jorge Jesus foi unânime. Mas dois dos vice-presidentes do clube, você e Sílvio Servan, já deram a entender que não estariam muito de acordo. A decisão da renovação foi unânime apenas na SAD, ou também no clube?

RGS – A decisão foi tomada a nível da SAD.

Não foi nem deveria ser – de acordo com a actual estrutura societária e organizacional do Benfica – em qualquer outro órgão … mesmo do Clube.

O que lhe posso garantir é que – em todos os actos da minha vida (pessoal, política profissional, clubística, …) sempre fui leal a decisões tomadas por quem de direito.

No dia em que isso não acontecer ou estiver de mal com a minha consciência – como se costuma dizer – “mudo-me”.

PtB e BA – Apesar do rol de vozes que se uniu nas críticas ao treinador no final da época passada, a direcção do Benfica optou por assinar novo contrato com o técnico. Esta continuidade deveu-se ao facto de o contrato já ter sido assinado antes do insucesso nas três competições, tendo assim comprometido o Presidente?

RGS – Como lhe disse, não participei dessa decisão formal, mas, ao que sei, existia toda a liberdade para tomar qualquer opção, … qualquer que ela fosse…

E – relembro – a opção pela renovação era a desejada por uma esmagadora maioria dos sócios – tanto quanto eu percebia pelas opiniões que me faziam chegar…

PtB e BA – Concorda que para um futuro saudável e vitorioso do Benfica, a continuidade de Jorge Jesus foi a escolha acertada?

RGS – Repito o que antes lhe disse: quero acreditar que … “seremos felizes com Jorge Jesus”…

RUI GOMES DA SILVA, A DIRECÇÃO E O BENFICA

PtB e BA – Há cerca de 2/3 anos, juntamente com Pragal Colaço, Varandas ou Moniz, o Dr. Rui Gomes da Silva era uma das vozes críticas da má gestão desportiva de Luís Filipe Vieira, tanto pelo insucesso desportivo, como pelo crescimento do passivo. Hoje, apesar de insucesso desportivo perdurar e do passivo continuar a crescer, é um dos defensores desta Direcção, tal como todos os outros o são. O que o fez mudar de ideias?

RGS – Esta pergunta, no que me diz respeito, é totalmente falsa!

Sou Vice Presidente do Clube, desde Julho de 2009.

E há alguns anos – muitos mesmo – que não me pronunciava sobre qualquer questão interna do Benfica, a não ser comentar – pontualmente – um ou outro resultado ou fazer um ou outro prognóstico.

Repito, no que me diz respeito, nunca me pronunciei da forma referida e … muito menos no tempo em que fala.

Pois se já sou VP, desde julho de 2009…

PtB e BA – Um dos pontos que por vezes é falado é dos cargos remunerados na direcção do Benfica. Acha que os mesmos deveriam ser remunerados? Se não, não acha que se pode perder pessoas que teriam bastante valor para dirigir o Benfica, mas que não o podem porque a sua vida depende do rendimento do seu trabalho diário?

RGS – Considero um ponto de honra: os cargos de eleição do clube não devem ser remunerados.

E lutarei para que isso se mantenha, enquanto tiver forças para tanto…

Faz parte do ADN do SLB!

PtB e BA – Não considera que os sócios já estão um pouco cansados do discurso da remodelação financeira e de se ter devolvido a credibilidade ao clube e que, acima de tudo, como todos os adeptos querem é vitórias?

RGS – Todos estamos de acordo: todos queremos ganhar!

Mas isso não nos deve fazer esquecer como alguns deixaram o Clube, depois de por lá passarem…

E muitos dos que contribuíram para que isso acontecesse – pelo menos com os eu voto e com sucessivos apoios em Assembleias Gerais de milhares de sócios – serão, hoje, os que mais criticam …

Costuma ser assim… e o Benfica não poderia ser diferente!

PtB e BA – Em Maio escreveu na sua página pessoal do facebook que LFV estava a ser vítima de uma campanha pública de fragilização e chamou “oportunistas” aos críticos da gestão da sua direcção. Porque é que, sempre que alguém critica, seja o que for, a resposta é sempre na base de serem chamados de “oportunistas”, “paraquedistas”, “papagaios”, “garotos”? Quer dizer que no seu entender LFV é o único sócio do Benfica capaz de gerir os destinos do clube?

RGS – Nunca, num clube como o Benfica, a solução se pode resumir a uma só pessoa.

Mas, o que critico, não são as críticas.

O que lamento é a falta de coerência.

Porque se não se concorda com a pessoa, com a política, com as opções, isso deve ser assumido de forma permanente e não – apenas – quando perdemos.

Elogio e aprecio a coragem de quem tem convicções!

Desprezo o oportunismo de quem apenas aparece a dar a cara quando as coisas correm mal…

Porque, para serem coerentes, deviam ter criticado a gestão, na semana em que o Benfica estava a um passo de ganhar … o que não ganhou.

Isso sim, era de homem, de coragem, de alguém com um projecto..

Porque as ideias não podem ser más, pelos resultados.

Quando não acredito, não acredito.

Ser calculista não é próprio de um benfiquista.

Admitimos como possível os adeptos só apoiarem a equipa quando ela está a ganhar? Ou somos incondicionais em função das nossas paixões e dos valores que defendemos?

Coerência não rima com oportunismo!!!!

PtB e BA – Numa empresa o sucesso ou insucesso dos produtos que são colocados no mercado são da responsabilidade do Gestor da Empresa certo? Nesse aspecto, concorda com a declaração do Presidente do Benfica quando diz que não pode ser responsabilizado pelo insucesso desportivo do clube porque não é ele que joga?

RGS – De facto, não é ele que joga…

Mas o Presidente Luis Filipe Vieira quer ganhar tanto, pelo menos, como cada um de nós.

Como responsável – e nisso teremos de lhe “tirar o chapéu” – ele sempre assumiu as suas responsabilidades….

No bom e no menos bom…

E sabe que é o responsável máximo por tudo o que se passa no Benfica.

Nem a personalidade que dele conheço conviveria com outros pressupostos.

Não podemos nem devemos retirar uma frase do seu contexto para “crucificar” quem não gostamos!!!

Porque o Benfica deve estar acima de tudo isso.

O que não quer dizer que não ache tão benfiquista quem pensa como eu, como quem pensa rigorosamente o contrário.

Porque o fazemos em função do que pensamos ser o melhor para o Benfica!!!

PtB e BA – Por exemplo, não acha que com o caso Roberto, Pizzi, Cardozo e outros similares nesta pré-época a imagem da direcção ficou seriamente manchada? Acha que estes processos foram bem conduzidos?

RGS – Não sendo membro da SAD, tenho o conhecimento que qualquer adepto normal tem desses assuntos..

Mas se a CMVM, tão exigente com o Benfica, nada disse, é porque as operações foram realizadas no estrito cumprimento da legalidade exigida.

PtB e BA – O facto de ter saído da SAD esteve de alguma forma relacionado com a necessidade de entrarem José Eduardo Moniz e Varandas Fernandes?

RGS – Não!

Foi uma opção pessoal, decorrente de uma conversa, muito anterior, com o Presidente do Benfica.

Pelas razões que ambos sabemos!!!!

PtB e BA – No último acto eleitoral foi dito muita coisa. Qual a sua opinião sobre os seguintes nomes como Benfiquistas e como profissionais: Fernando Tavares? José Eduardo Moniz? Rui Rangel? Varandas? Bruno Carvalho? Rui Costa? Luís Filipe Vieira?

RGS – Não faço juízos de valor sobre quem, de uma forma ou de outra, representou ou representa o Benfica. Nem sobre quem teve o sonho de o fazer.

Com uma única excepção: em campanha eleitoral… mas como não estamos num desses momentos …

PtB e BA – Depois de duas épocas em que estivemos quase perfeitos e mesmo assim perdemos o título para o rival do norte, o facto de à terceira jornada estarmos já com 5 pontos de atraso em relação ao FC Porto é sinal de que este ano não seremos novamente campeões?

RGS – A procissão ainda vai no adro …

E acredito – seriamente – que seremos Campeões!

BENFICA TV

PtB e BA – Foi o mais afinco defensor do fim de contrato com a Olivedesportos, tendo este ano o Benfica terminado a ligação que mantinha com essa empresa, considera isso como uma vitória pessoal?

RGS – Não. Considero uma vitória do Benfica e dos quase 100% de benfiquistas … que pensavam como eu.

E – reconheça-se, se quisermos especificar quem acreditou desde cedo, na ideia, e falando até ao momento das eleições de 2012 – do Presidente Luis Filipe Vieira, que sempre me deu liberdade para defender, publicamente, o que pensava sobre o assunto, bem como do meu colega Vice Presidente, Dr. Silvio Cervan, do Dr. Domingos Soares de Oliveira, do João Gabriel…

Para apenas citar os que – diariamente – se empenharam para que a ruptura com a Olivedesportos fosse uma realidade.

É bom que isso seja recordado, para que a História, um dia destes, se não reescreva …

Nesse aspecto, estava bem acompanhado, nessa luta quase diária …

PtB e BA – Fernando Gomes, presidente da FPF, deu uma entrevista onde colocava algumas dúvidas sobre a Benfica TV e a sua isenção, e onde dizia que o mais correcto seria a centralização dos direitos da Liga. Não teme que após uma batalha para o Benfica gerir os seus próprios direitos, os mesmos venham a ser centralizados e voltar o Benfica a ficar sem os direitos de TV?

RGS – Do que conheço – no futebol europeu relevante – só em Portugal e em Espanha os direitos televisivos não estão centralizados.

A opção do Benfica tornou mais difícil essa centralização, pelo menos nos tempos mais próximos.

O FUTURO DE RUI GOMES DA SILVA E DO BENFICA

PtB e BA – Como é que Rui Gomes da Silva se torna Benfiquista?

RGS – Sou, hoje, o sócio nº 3.144, ou seja, desde que nasci, em 1958.

Deve essa felicidade, que nunca poderei pagar, por mais que faça, ao meu Pai, então, também ele, já sócio do Benfica (tanto mais surpreendente quanto – como o meu Pai – nasci e vivi no Porto até aos 18 anos).

Como depois o meu irmão, e os meus filhos: desde que nasceram…

PtB e BA – Ambiciona um dia ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica?

RGS – Nunca ninguém, que queira servir o Benfica, pode admitir ambições pessoais, independentemente de saber, em determinado momento, se o exercício dessas funções é o melhor para o Benfica.

Cosme Damião nunca foi Presidente do Benfica e é – ainda hoje – a principal referência do Clube.

A ele e a um número imenso de sócios abnegados e esforçados devemos a grandeza do Benfica, em muitos momentos liderados por figuras de referência que, assumindo essa herança e esse desígnio, foram capazes de se perpetuarem na nossa História como grandes Presidentes…

Por isso, ser Presidente do Benfica não pode ser uma ambição: terá que ser sempre um orgulho, uma enorme responsabilidade e um cargo assumido em nome de um projecto e de uma ideia: ganhar, ganhar sempre!!!!

DEFINA OS SEGUINTES NOMES NUMA SÓ PALAVRA

Benfica: PAIXÃO

Eusébio: REI

Rui Costa: MAESTRO

Coluna: CAPITÃO

Pinto da Costa: QUEM????

Fernando Gomes: FEDERAÇÃO

José Augusto: EUROPA

Estádio da Luz: CATEDRAL

Luis Filipe Vieira: PRESIDENTE

Domingos Soares de Oliveira: RIGOR

Jorge Jesus: TREINADOR

Berna: BÉLA GUTTMANN

Apito Dourado: CORRUPÇÃO

Sport TV: CONCORRENTE

Benfica TV: PROJECTO

RUI GOMES DA SILVA

SÓCIO Nº 3144

8 DE OUTUBRO DE 2013

Deixe um comentário

Jogo de Sintonia

O Jogo convida. A Sintonia envolve.

Filipe Pinheiro

This is the place where I share my art work! enjoy it! Este é o espaço onde partilho os meus trabalhos de arte! Divirtam-se! Oil Painting, Acrylic Painting, Charcoal Drawings, Painting Artist, Pintor de Arte, Quadros a Óleo, Retratista, Desenhador Grafite,Pastel Seco, Soft Pastel

Memória Gloriosa

Benfica Anonymous

Dias úteis

Benfica Anonymous

Chama Gloriosa

Benfica Anonymous

Catenaccio

Benfica Anonymous

Cabelo do Aimar

Benfica Anonymous

Novo Geração Benfica

Benfica Anonymous

Lá em casa mando eu

Benfica Anonymous

Eterno Benfica

Benfica Anonymous

Em Defesa do Benfica

Benfica Anonymous

A Mão de Vata

Benfica Anonymous

NDRANGHETA

Benfica Anonymous

Bola7 Inc.

Just another WordPress.com weblog

WordPress.com News

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.